quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Relembre os anos dourados do “Hoje em Dia”, que pode sair do ar


hoje-em-dia6
Ana Hickmann, Britto Jr., Edu Guedes e Chris Flores
Quem hoje assiste ao “Hoje em Dia” percebe a crise de identidade do programa ou enxerga nos números de audiência a crise que pode levar a Record a cortá-lo da grade, e se recorda que o mesmo programa já foi um fenômeno nas manhãs da TV Brasileira.
Criado em 2005 pra ficar no lugar do “Note e Anote”, apresentado por Claudete Troiano – título que anteriormente pertencia à Ana Maria Braga, dona do maior faturamento da Record na década de 90 –, e que rapidamente caiu no gosto do telespectador.
ana_hickmann_de-volta-no-hoje-em-dia
Ana Hickmann chamava atenção do público feminino para o programa
A união de Britto Jr., jornalista recém-contratado da TV Record, Ana Hickmann, uma das modelos mais respeitadas do Brasil, e Edu Guedes, querido pelas donas de casa, deu certo e a atração matinal conseguiu fidelizar novamente o público que havia deixado as manhãs do canal rumo às concorrentes.
No início de 2007, eram raros os dias em que o “Hoje em Dia” não desbancava a TV Globo no ranking de audiência e deixava Ana Maria Braga em segundo lugar por vários minutos. O programa conseguia unir jornalismo e entretenimento como ninguém fazia naquela época.
brittoJr.6
Britto Jr. dava o tom “jornalístico” do matinal
O segredo do cofre, quadro no qual os telespectadores ligavam e tentavam adivinhar a senha para abri-lo – Vildomar Batista, o diretor do programa, que cedia as dicas para a senha, acabou ganhando notoriedade também – era um fenômeno de audiência, impossível de ser desbancado por qualquer concorrente.
Além do segredo do cofre, que chegava a se arrastar por vários dias pra ser descoberto e prendia o telespectador na Record, haviam outros segredos, como a bolsa de Ana Hickmann, a panela de Edu Guedes, entre outros.
175
Edu Guedes chamava atenção da dona de casa
Tanto é verdade que os formatos faziam sucesso que, em março de 2007, o programa ganhou mais 30 minutos só para atender à demanda comercial. Dias depois, comemorou 401 edições com novos cenários e a chegada de Chris Flores para falar sobre o mundo dos famosos. Neste dia e no anterior, o programa foi líder.
cadc213a8d496c2e409dbc86ec5e38ff
Chris Flores se apresentou como “novidade”, convenceu o público e ate hoje comanda o programa
No primeiro programa exibido em 2008, por exemplo, a Record ficou na liderança com o “Hoje em Dia”. O sucesso foi tanto que a Record decidiu fazer uma edição do matinal aos sábados e também aos domingos. Além disso, emissoras afiliadas produziram versões regionais do “Hoje em Dia”.
Foi em abril de 2008 que o “Hoje em Dia” explodiu em audiência e bateu seu recorde histórico, com a entrevista de Claudete Troiano: foram 12 pontos de média e 15 de pico, em plena manhã. Números difíceis de serem alcançados atualmente até por uma atração vespertina, quando o número de televisores ligados é maior.
claudete troiano
Com Claudete Troiano, “Hoje em Dia” explodiu na audiência
No dia 18 de outubro de 2008, o “Hoje em Dia” bateu mais um recorde: 15 pontos de média com picos de 18, conquistando 1 em cada 3 telespectadores do horário. Britto Jr. e Chris Flores fizeram uma grande cobertura do seqüestro de Eloá. No mesmo mês, a Record estendeu o horário do “Hoje em Dia”.
A situação na Globo era tão preocupante por conta do crescimento da Record nas manhãs, que a emissora carioca teve que promover algumas mudanças no “Mais Você”, com mais investimento e o lançamento de novos quadros, para tentar frear a concorrente.
02anamaria
Sorrisos de Ana Maria Braga ficaram cada vez menos frequentes com “Hoje em Dia”
Comenta-se que, justamente neste momento, começou-se a amadurecer a ideia de um programa matinal para Fátima Bernardes – hoje, a ex-âncora do “Jornal Nacional” mistura jornalismo e entretenimento no “Encontro”, exatamente o que fazia o “Hoje em Dia”.
Mas o sucesso “subiu à cabeça” e a Record pensou que cada apresentador conseguia atrair público, quando na verdade o conjunto formado por jornalismo, entretenimento, moda e fofoca, representado pelos três, é que chamava atenção e prendia as pessoas.
320959-970x600-1
Atual formação nem de longe repete desempenho da primeira
Em maio de 2009, Britto Jr. deixou o time do matinal para dedicar-se ao reality “A Fazenda”, enquanto que, no mesmo ano, em dezembro, Ana Hickmann se despediu do “Hoje em Dia” para trabalhar exclusivamente no “Tudo é Possível”, após a saída de ElianaCelso Zucatelli substituiu Britto e a emissora contratou Gianne Albertoni para o lugar da loira.
Depois de alguns anos, a Record tenta fazer do “Hoje em Dia” novamente um fenômeno de audiência e faturamento do passado, com a provável chegada dos antigos apresentadores (Britto Jr. e Ana Hickmann) no lugar de Zucatelli. Chris Flores, por já ter compromissos comerciais no matutino, deve ficar, juntamente com Edu Guedes.
Duas perguntas ficam no ar: ainda é possível resgatar o que era o “Hoje em Dia”? O telespectador está disposto a trocar de canal novamente, depois de ter sua “rotina” quebrada pela Record, com a repentina saída do time original do programa?
RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário