Afastada das novelas há 12 anos, Eloísa Mafalda completa 90 anos nesta quinta-feira (18). Intérprete de personagens inesquecíveis na dramaturgia, como a dona Nenê da primeira versão de “A Grande Família” (1972-1975), a Manuela de “Mulheres de Areia” (1993) e a Dona Pombinha Abelha em“Roque Santeiro” (1985), a atriz exercia sua profissão antes mesmo da estreia das telenovelas no Brasil.
Neta de italianos, Eloísa entrou no mundo das artes por acaso. Ela foi convencida pelo irmão, o radialista Oliveira Neto, a fazer um teste de rádio-TV. Aprovada, Mafalda passou a trabalhar na Rádio Nacional, emissora na qual fez radionovelas. O trabalho rendeu à atriz convites para o cinema, em 1950. Sete anos mais tarde, a veterana foi chamada para atuar na TV Paulista, e integrou o humorístico “Praça da Alegria”.
Trajetória na TV
Após deixar a TV Paulista à convite da Globo, Eloísa mergulhou nas novelas e atuou em importantes produções, como “A Grande Mentira” (1965), “Pigmalião 70″ (1970), “A Próxima Atração” (1970) e “O Bofe” (1972). Na primeira versão de “A Grande Família”, Mafalda fez a personagem que considera a mais querida de sua carreira: a dona Nenê. Em “Gabriela”, ela também viveu uma personagem de destaque, a cafetina Maria Machadão (papel que coube à Ivete Sangalo no remake de 2012).
Em “Paraíso” (1982), Eloísa deu vida à Dona Mariana, mãe da protagonista Maria Rita (Cristina Mullins) — por causa da fragilidade de sua memória, a atriz não se recorda de ter atuado na trama de Benedito Ruy Barbosa, apesar de ter sido um grande marco em sua carreira.
Em “Roque Santeiro”, Mafalda interpretou a beata dona Pombinha, que lutou como pôde para impedir que Matilde (Yoná Magalhães) e suas “meninas” levassem a boate Sexu’s a Asa Branca. 8 anos depois, a atriz viveu mais um grande personagem em sua carreira: a Manuela de “Mulheres de Areia”.
Fim da carreira
Atualmente vivendo em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, Eloísa Mafalda parou de atuar após interpretar a Carmen em “O Beijo do Vampiro” (2002). Na época, ela já apresentava sinais de Alzheimer e não conseguia mais decorar os textos. Apesar da dificuldade em atuar, a atriz continua recebendo vários convites para voltar às novelas, mas recusou todos
RD1
Nenhum comentário:
Postar um comentário