quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Relembre a carreira de Eloísa Mafalda, que completa 90 anos hoje (18)

Eloísa Mafalda completa 90 anos
Eloísa Mafalda completa 90 anos
Afastada das novelas há 12 anos, Eloísa Mafalda completa 90 anos nesta quinta-feira (18). Intérprete de personagens inesquecíveis na dramaturgia, como a dona Nenê da primeira versão de “A Grande Família” (1972-1975), a Manuela de “Mulheres de Areia” (1993) e a Dona Pombinha Abelha em“Roque Santeiro” (1985), a atriz exercia sua profissão antes mesmo da estreia das telenovelas no Brasil.
Neta de italianos, Eloísa entrou no mundo das artes por acaso. Ela foi convencida pelo irmão, o radialista Oliveira Neto, a fazer um teste de rádio-TV. Aprovada, Mafalda passou a trabalhar na Rádio Nacional, emissora na qual fez radionovelas. O trabalho rendeu à atriz convites para o cinema, em 1950. Sete anos mais tarde, a veterana foi chamada para atuar na TV Paulista, e integrou o humorístico “Praça da Alegria”.
"A Grande Família" foi o trabalho preferido de Eloísa
“A Grande Família” foi o trabalho preferido de Eloísa
Trajetória na TV
Após deixar a TV Paulista à convite da Globo, Eloísa mergulhou nas novelas e atuou em importantes produções, como “A Grande Mentira” (1965), “Pigmalião 70″ (1970), “A Próxima Atração” (1970) e “O Bofe” (1972). Na primeira versão de “A Grande Família”, Mafalda fez a personagem que considera a mais querida de sua carreira: a dona Nenê. Em “Gabriela”, ela também viveu uma personagem de destaque, a cafetina Maria Machadão (papel que coube à Ivete Sangalo no remake de 2012).
Em “Paraíso” (1982), Eloísa deu vida à Dona Mariana, mãe da protagonista Maria Rita (Cristina Mullins) — por causa da fragilidade de sua memória, a atriz não se recorda de ter atuado na trama de Benedito Ruy Barbosa, apesar de ter sido um grande marco em sua carreira.
Eloísa 'lutou' pela moral e bons costumes em "Roque Santeiro"
Eloísa ‘lutou’ pela moral e bons costumes em “Roque Santeiro”
Em “Roque Santeiro”, Mafalda interpretou a beata dona Pombinha, que lutou como pôde para impedir que Matilde (Yoná Magalhães) e suas “meninas” levassem a boate Sexu’s a Asa Branca. 8 anos depois, a atriz viveu mais um grande personagem em sua carreira: a Manuela de “Mulheres de Areia”.
Eloísa encerrou sua carreira em "O Beijo do Vampiro"
Eloísa encerrou sua carreira em “O Beijo do Vampiro”
Fim da carreira
Atualmente vivendo em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, Eloísa Mafalda parou de atuar após interpretar a Carmen em “O Beijo do Vampiro” (2002). Na época, ela já apresentava sinais de Alzheimer e não conseguia mais decorar os textos. Apesar da dificuldade em atuar, a atriz continua recebendo vários convites para voltar às novelas, mas recusou todos
RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário