terça-feira, 9 de setembro de 2014

Depois de 30 anos, José Alfredo aceita o convite de Cristina e entra na casa de Santa Teresa onde tudo começou.

texto de Virgílio Silva
foto: Divulgação/Rede Globo
______________________________________________________
O passado vai voltar a atormentar José Alfredo nos próximos capítulos de Império. Tudo começa quando o comendador decide ir atrás de Ismael para dar uma volta em Téo Pereira, o qual a essa altura já descobriu que o anel que o catador devolveu não foi achado no lixo após a festa na Império e sim roubado por Lorraine. O comendador vai convidar Ismael para trabalhar na Império, mas antes de encontrar o rapaz, ele para o carro e fica a observar Cristina que passa por ali. Quando a filha de Eliane vai entrar em casa, José Alfredo toma coragem e pede pra ela esperar. Cristina reage incrédula:
- Meu Deus, será que eu tô sonhando? O senhor aqui?
Apesar de os dois já terem ensaiado uma aproximação, o diálogo segue com rusgas. Até que Cristina convida José Alfredo para entrar e tomar um café. O convite pega o comendador de surpresa. Imediatamente ele se lembra do dia em que, ainda jovem, chegou à procura do irmão Evaldo e foi recebido por Cora e Eliane. E se perde em pensamentos quando Cristina pergunta:
- Há quanto tempo o senhor não entra nessa casa?
José Alfredo responde que há quase trinta anos. Cristina o instiga a tirar a prova e ele cede. Já dentro da casa, ela pede pra não fazer barulho porque o irmão e o sobrinho estão dormindo e Cora pode ouvir a conversa.
José Alfredo não consegue se livrar das lembranças dele com Eliane. Até que, de repente, fala:
- Eu não quero lembrar…
Cristina, sem entender bem o que ele diz, pergunta se é de Eliane que ele fala. O comendador responde:
- De tudo! Eu e sua mãe… aqui nesse mesmo lugar… E meu irmão!… Você não faz ideia do que aconteceu nessa casa… e depois, tive que brigar anos comigo mesmo até afogar as mágoas todas. Não sei o que estou fazendo aqui, eu não devia ter vindo!
E ele dispensa o café de Cristina, decide sair rápido da casa, mas dá de frente com Cora, que não perde tempo:
- Não me diga que se arrependeu e resolveu reconhecer sua filha com Eliane…
José Alfredo passa por ela, dá um tranco, e sai correndo. Cristina vai atrás, se desculpa por tê-lo convidado a entrar e ele arremata quase chorando:
- Mesmo que fosse minha filha… Eu não iria te reconhecer nunca! Se fizesse isso eu teria que… reviver tudo e isso ia mexer demais comigo, talvez até mudar minha cabeça de novo… Eu é que te peço desculpas… me desculpa.
Cristina fica ali, atônita… Ele entra no carro e vai embora.
do site as digital.tv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário