sábado, 23 de novembro de 2013

Globo está vivenciando uma fase negríssima com suas atuais novelas

Cena de “Além do Horizonte”, novela das sete da Globo (Foto: Ellen Soares/TV Globo)
Cena de “Além do Horizonte”, atual novela das 19h da Globo (Foto: Ellen Soares/TV Globo)
Não é de hoje que as novelas da Globo vêm enfrentando grandes dificuldades em conquistar os telespectadores. Antigamente as tramas globais rotineiramente alcançavam altas médias na audiência, chegando a marcar 80, 70, 60 ou 50 pontos facilmente. Mas é claro que os tempos são outros.
E quanto mais o tempo passa, mais as médias vão caindo e mais a emissora de TV líder do Brasil vai tornando as metas de suas novelas menores, adequando-as as novas realidades. O “Vale a Pena Ver de Novo” atualmente deve atingir pelo menos 18 pontos, assim como “Malhação”, novelas das 18h, uns 25 pontos, das 19h, 30 pontos e das 21h, 40 pontos.
Mesmo com a redução das metas, as novelas atuais vêm capengando na audiência e raramente alcançando-as, aliás, nenhuma faixa de novelas atual está conseguindo alcançar a meta estabelecida. “O Cravo e a Rosa”, mesmo sendo destaque, oscila entre 12 e 16 pontos, “Malhação” entre 12 e 17 pontos, “Joia Rara” entre 14 e 22, “Além do Horizonte” entre 16 e 23 pontos e “Amor à Vida” entre 28 e 43 pontos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.
Neste contexto, ao analisarmos os números, percebemos que as novelas oscilam muito e as que mais estão conseguindo se aproximar da meta estipulada pela emissora é a reprise de “O Cravo e a Rosa”, “Malhação” e “Amor à Vida”. Isso quando levados em conta, claro, os números máximos das médias obtidas em alguns capítulos. Na média total parcial, todas as novelas seguem muito aquém das metas estabelecidas e ditas anteriormente.
Como explicar a queda de audiência e essa fase negríssima da dramaturgia da emissora dos Marinhos? Ninguém pode duvidar que ela não esteja investindo, ela está investindo muito, seja em qualidade técnica (Joia Rara), inovação (Além do Horizonte), barracos (Amor à Vida), sucessos antigos (O Cravo e a Rosa), enfim, investimentos estão sendo feitos, em vários sentidos.
Diante de tudo, vale ressaltar o advento do horário de verão, grande vilão das emissoras, e a época de fim de ano. São fatores que comprovadamente têm forte impacto negativo na audiência. Porém, se antes a Globo conseguia manter bons números mesmo com esses fatores, atualmente não consegue mais.
Lembro-me de que há alguns anos dois autores entraram em conflito dentro da emissora, como de praxe, e um deles alfinetou o outro que estava no ar com uma novela das 18h, ele disse que era terminantemente proibido uma novela das 18h chegar a marcar 16 pontos, mesmo sendo em um sábado. Imagine o que esse mesmo autor deve estar pensando hoje com uma novela das 19h chegando a marcar 18 pontos em plena quinta-feira…

TV Foco



Nenhum comentário:

Postar um comentário