sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Inovador, “Hoje em dia” completa 8 anos no ar

h em dia
Programa chega aos 8 anos de idade com muita história.
O “Hoje em dia” da TV Record completou ontem (22), 8 anos no ar.
Atualmente ancorado por Cris Flores, Celso Zucatelli e Edu Guedes, a atração que ainda é um dos principais produtos da emissora, não tem muito o que comemorar em termos de audiência, mas por outro lado, faz parte da história da televisão Brasileira por ter revolucionado o jeito de fazer programas matinais.
hoje-em-dia-edu-ana-brito
 Britto Jr., Ana e Edu foram os primeiros apresentadores do programa.
Lançado em 2005, o formato do programa ficou conhecido como revista eletrônica, que consiste em uma mistura de variedades com jornalismo. Na época, o formato foi considerado pelos críticos uma audácia da emissora, que foi aceito com louvor pelo público carente de novidades e informação no horário onde só existiam desenhos e programas de culinária.
Desde o seu lançamento, o programa incomodou as suas concorrentes que não conseguiram barrar o seu sucesso fazendo com que elas fossem obrigadas a alterar suas grades de programação. Um exemplo claro disso foi a TV Globo que cancelou os programas infantis e adotou programas com pegadas jornalísticas para as suas manhãs.
Os dois primeiros anos do “Hoje em dia” foram de muito sucesso e o programa ficou responsável  por alavancar a audiência de toda a emissora. Nele, eram divulgadas as novas novelas, seriados, programas e reality-shows, sempre visando atrair o público para assistir o restante da programação.
Um dos pontos mais marcantes da sua primeira fase foi a união perfeita e carisma dos primeiros apresentadores Britto Jr, Edu Guedes e Ana Hickmann.
Sempre muito á vontade, os apresentadores conseguiam se parecer irmãos e usavam uma linguagem popular para fazer diferentes pautas de interesse público abordando temas para homens, mulheres e jovens em uma época em que os programas tinham como foco apenas um determinado público.
18vv4f1
 Brincadeiras criadas por Vildomar Batista alavancavam a audiência do programa.
Foi nessa primeira fase que surgiram as ideias do ex-diretor do programa, Vildomar Batista, que criou as famosas brincadeiras com prêmios sendo a primeira “O que tem na bolsa de Ana Hickmann?”.
O diretor na época ficou conhecido como o dono da “Voz misteriosa”, que falava no ar para negociar com os participantes e tentar fazer eles desistirem dos seus palpites.
Com o mistério em volta da sua voz e brincadeiras, Batista conseguiu por anos fazer muitos telespectadores parar tudo o que estavam fazendo para tentar através dos seus enigmas, descobrir o que tinha sido guardado por ele dentro dos cofres, panelas, bolsas e malas…
hojeemdia-vildomar-batista
Foi nas alturas que Vildomar revelou seu rosto acabando com um grande mistério.
Desafios radicais também fizeram parte do programa para a felicidade de Ana Hickmann e  Edu Guedes.
Nessa, surgiu as passarelas onde apresentadores e convidados nas alturas tinham que a travessá-la de bicicleta ou em pé sem cair em busca de um prêmio.
ChrisFlores-333-record-061108
Reformulado, “Hoje em dia” ganha colunista de fofocas.
Em 2007 começou a segunda fase do programa onde a atração foi reformulada e teve um toque a mais de jornalismo.
Nessa fase, todas as regiões do país participavam no final do programa com entradas ao vivo dando as notícias locais.
Nesse mesmo ano chegou a atração Chris Flores. Tímica e simpática, a morena conquistou o coração dos brasileiros e passou de uma pequena colunista de celebridades para apresentadora.
A partir de então, o programa começou a sofrer baixas com as saídas dos apresentadores Britto Jr. e Ana Hickmann.
Nos espaços vagos, a Record escalou Zucatelli e Giane Albertonni. Depois de um ano, a nova apresentadora acabou sendo tirada da atração por ter sido rejeitada pelo público segundo apontou uma pesquisa encomendada pela emissora.
hoje_em_dia-48-julia-chequer-g
Novos apresentadores derrubam a audiência do líder matinal da Record.
Com tantas mudanças, o velho e bom “Hoje em dia” se perdeu e o público o rejeitou fazendo com que o líder de audiência passasse a sentir o gosto amargo da baixa audiência.
Seu formato e estilo já foram copiados por quase todas as emissoras de TV, sendo a cópia mais famosa  a feita pelo SBT que em 2008 lançou o extinto “Olha você” nos fins de tarde.
Sem dúvidas, o “Hoje em dia”, mesmo não sendo mais aquele forte líder de audiência, tem muito o que comemorar por fazer parte de uma evolução da TV onde o público só saiu ganhando.
TV Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário