terça-feira, 26 de maio de 2015

Globo teme rejeição a nova novela e vende história como “alerta”

Sam (Felipe de Carolis) e Larissa (Grazi Massafera) (Foto: Globo/Reinaldo Marques)
Sam (Felipe de Carolis) e Larissa (Grazi Massafera) em “Verdades Secretas”; Globo teme rejeição a novela
(Foto: Globo/Reinaldo Marques)
Depois da forte rejeição sofrida por “Babilônia”, um sinal de alerta foi aceso na Globo. Temendo reação parecida com a nova novela das onze, “Verdades Secretas”, que terá uma história retratando o lado obscuro do mundo da moda, com drogas e prostituição, a emissora adotou uma linha de comunicação que vende o folhetim de Walcyr Carrasco como um “alerta”.
As chamadas de “Verdades Secretas” que já estão sendo veiculadas sempre terminam com uma advertência: “Não se iluda, tudo tem seu preço”. Um dos teasers iniciais trazia uma ratoeira com dinheiro e joias dentro, passando a mensagem de que a ambição desmedida pode levar a armadilhas. No entanto, nas entrevistas de lançamento da trama na semana passada, Walcyr Carrasco foi menos sutil. “Peço para os conservadores que vejam a novela até o fim porque eles vão ficar satisfeitos com as dicas de como conhecer o filhos, saber sobre drogas e prostituição”, disse o autor.
“Verdades Secretas” terá uma mocinha, Arlete/Angel (Camila Queiroz), que se prostitui para ajudar a família em crise financeira, trajetória bem semelhante à que estava prevista para Alice (Sophie Charlotte) em “Babilônia”, mas que foi alterada após o fiasco. Outros personagens, assim como as vilãs rejeitadas da novela das nove, farão de tudo por dinheiro, poder e fama.
Grazi Massafera, por exemplo, será uma modelo que se prostitui e se vicia em crack. Ela será punida com o purgatório da Cracolândia e com a ruína da carreira. A mãe relapsa, personagem de Guilhermina Guinle, será castigada com a família esfacelada.
A estratégia de comunicação de “Verdades” Secretas foi adotada depois da estreia de “Babilônia” e levando em consideração que existe uma parte da sociedade mais conservadora atrapalhando os avanços da teledramaturgia. Nessa linha de pensamento, “Babilônia” teria sido vítima de sua proposta progressista, ao mostrar vilões despudorados e casais gays como eles são na vida real.
Porém, em “Verdades Secretas” o “alerta” não é apenas uma retórica da propaganda. A novela é pseudo-devassa e os desviados serão punidos. Filho de mãe evangélica e amigo de padres, Walcyr Carrasco é um autor preocupado em não dar maus exemplos, que segue a cartilha do folhetim tradicional, conservador em sua essência.
Consultada, a Globo disse apenas que “não procede” a informação de que está vendendo “Verdades Secretas” como um “alerta” por causa da rejeição a “Babilônia” e que não teme o mesmo com a nova novela.
Com informações do jornalista Daniel Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário