quarta-feira, 23 de março de 2016

“Velho Chico”: Afrânio foge com a família após tragédia e coloca a filha num internato

Afrânio (Rodrigo Santoro) em "Velho Chico", nova das nove da Globo (Foto: Globo/Caiuá Franco)
Afrânio (Rodrigo Santoro) em “Velho Chico”, nova das nove da Globo
(Foto: Globo/Caiuá Franco)
Ignorando a discórdia entre as duas famílias, o destino trata de aproximar seus frutos. Maria Tereza (Isabella Aguiar) conhece Santo (Rogerinho Costa) na infância, em dia de procissão. A cidade toda em festa, as ruas cheias de gente. Ela vestida de Nossa Senhora. Ele de São José. Nenhum dos dois confortáveis naqueles trajes. Ela estava ali por imposição da avó, Encarnação (Selma Egrei). E ele por ordem expressa da mãe, Piedade (Cyria Coentro).

Finalmente, diante de padre Romão (Umberto Magnani), as duas crianças se encontram e dá-se início ao evento, quando Afrânio (Rodrigo Santoro) aparece ensandecido gritando pela filha. Como assim Maria Tereza dividiria a procissão com o filho de um opositor?
Enquanto padre Romão tenta apartar a briga dos pais, Maria Tereza e Santo, já enfadados, se olham com a mesma ideia: fugir. Nesse momento de descuido, as crianças não pensam duas vezes: se entregam às águas do Velho Chico e recebem a sua benção.
Dois jovens que se apaixonam ignorando os sentimentos de vingança que atravessam as histórias de suas famílias. Mas Maria Tereza e Santo não escapam do ciúme.
Maria Tereza (Julia Dalavia) e Santo (Renato Góes) em cena de "Velho Chico" (Foto: Globo/Caiuá Franco)
Maria Tereza (Julia Dalavia) e Santo (Renato Góes) em cena de “Velho Chico”
(Foto: Globo/Caiuá Franco)
Cícero (Pablo Morais) logo percebe que Maria Tereza está diferente. Passa a sair sem dizer para onde vai e volta com sorriso nos lábios. A desconfiança toma forma quando Cícero flagra o casal numa cachoeira perto da fazenda Piatã. Ali, o ódio se torna maior que qualquer sentimento. A amizade que unia Cícero e Maria Tereza deixa de existir.
Maria Tereza não tinha ideia da paixão doentia de Cícero, assim como Santo não desconfiava que Luzia (Larissa Góes) fosse capaz de qualquer coisa para ficar com ele. Nem passava pela sua cabeça que a menina que ele tinha como irmã fosse apaixonada por ele.
Cícero se vinga. Ele deixa escapar que Maria Tereza estava se encontrando com Santo. A revelação desperta a ira de Afrânio e o coronel perde a cabeça. Tranca a filha no quarto, onde ela fica por dias, se recusando a comer.
Do outro lado, Santo decide se casar com a filha do coronel. Conta a verdade para a mãe e quer a benção do pai. Não é fácil para Belmiro (Chico Diaz) aceitar o romance do filho justo com uma mulher da família que ele tanto despreza, especialmente depois da morte do Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi). É Eulália (Fabiula Nascimento) quem consegue semear um pouco de paz em meio a tanta discórdia. “Esse ódio é coisa nossa, Miro, não deles dois!”, diz ela numa conversa. A coragem do filho dobra Belmiro. Se a discórdia precisa de um motivo para acabar, Belmiro não conhecia nenhum mais justo que o amor.
O pedido de casamento não chega a acontecer. Santo mal tem tempo de falar e é expulso da fazenda.  Afrânio exige que Belmiro, Santo e Bento (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/Irandhir Santos) deixem o local. Cícero (Pablo Morais), no entanto, não se conforma. Queria matar o maldito que roubou o coração de Tereza ali mesmo. “Deixa a poeira baixar”, pede o coronel.  Ele não consegue acatar a ordem de Afrânio e vai atrás dos três, armando uma tocaia. O ódio corre nas veias! Quando Belmiro passa com os filhos, Cícero tem Santo na mira. O tiro é certeiro, mas o atingido é Belmiro. Ele se joga na frente de Santo e salva a vida do filho.
A tragédia com Belmiro atiça a rixa entre as duas famílias. Bento não se conforma com a morte do pai e jura que se vingará. O sofrimento é tanto, que de forma velada, Bento culpa o irmão. Agora, o ódio também toma conta de seu coração.
O assassinato deixa o povo da cidade em polvorosa. Belmiro era muito querido por todos. O delegado, que sabia não poder fazer muito pelo retirante morto, aconselha Afrânio a sair de Grotas. Nem que seja por um tempo. O coronel acaba cedendo e leva os filhos e a mãe, Encarnação, para uma temporada no solar dos Sá Ribeiro, em Salvador.
Lá, coloca Maria Tereza em um internato. “Você pode até não acreditar, Tereza, mas estou fazendo isso pro seu próprio bem… E um dia você ainda vai me agradecer por isso”, diz o coronel. A filha, claro, não consegue perdoá-lo. Não naquele momento.
Mesmo isolada de todos, Maria Tereza ainda nutre esperança de rever Santo. O amor tão sincero e genuíno é descrito e declamado em cartas. Mensagens que ela não tem ideia de como fazer chegar até o amado. É quando uma nova amiga, Martha (Adriana Gabriela), surge garantindo que as cartas podem chegar à fazenda Piatã.
As declarações de amor chegam à cidade, mas Luzia consegue interceptá-las. Afinal, com Maria Tereza longe, Luzia acredita ter alguma chance com o filho de Belmiro. Nem mesmo a última carta, quando Maria Tereza conta que espera um filho de Santo, chega às mãos dele. Sem respostas, nem mesmo a esperança resiste. TV Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário