Há 11 anos, a Globo estreava uma das novelas de maior sucesso da década de 2000:“Celebridade”. Escrito por Gilberto Braga e dirigido por Dennis Carvalho, o folhetim trouxe como tema central o badalado e controverso mundo das celebridades, recheado por histórias presentes no dia-a-dia, como a busca pela ascensão social e o culto à fama.
Relembre a seguir as maiores curiosidades da trama:
Tema central
“Celebridade” tem como eixo central o ódio de duas mulheres. Maria Clara, personagem de Malu Mader, é uma empresária bem-sucedida, dona de uma produtora de moda. A sofisticação da ex-modelo chama atenção da ambiciosa Laura (Cláudia Abreu), que se aproxima da ricaça dizendo ser sua maior fã. O que a heroína não sabe é que sua nova contratada é uma arrivista, que quer se tornar a nova Maria Clara. O motivo do ódio é que Laura é a verdadeira filha da musa da canção que fez com que a rival ficasse rica e famosa.
A vilã aclamada
Cláudia Abreu interpretou uma das mais sórdidas vilãs da dramaturgia brasileira. A dissimulada Laura logo caiu no gosto popular, repercutindo com reportagem no “Fantástico”, sátira no “Casseta & Planeta” e, claro, rendendo diversos momentos inesquecíveis. O senso de humor e amoralidade da antagonista foi o que mais chamou atenção dos telespectadores, que viviam uma relação de amor e ódio com a malvada da história. Abreu recebeu vários prêmios como melhor atriz de 2004.
A surra que lavou a alma do público
A cena em que Maria Clara dá uma surra em Laura é considerada uma das mais antológicas da dramaturgia brasileira. Dentro de um banheiro, a heroína se vinga de todas as traições cometidas pela ex-amiga e inicia uma verdadeira pancadaria, deixando a rival toda roxa e sem um dente. A cena, bastante comentada nas ruas, rendeu ao capítulo 169 da trama uma média de 58 pontos (81%), um fenômeno.
O assassinato que parou o país
Presente nas principais obras de Gilberto Braga, o mistério do “Quem Matou?” também assombrou os momentos finais de “Celebridade”. A morte de Lineu Vasconcellos, interpretado pelo saudoso Hugo Carvana, deixou vários suspeitos, mas a vilã Laura revelou ser a verdadeira assassina, sendo a personagem menos suspeita do crime. A revelação, que como tradição só aconteceu no último capitulo, fez a trama cravar 63 pontos de média, com pico de 68 (82%), uma audiência que a Globo não registrava em último capítulo desde “Renascer” (1993). Em sua média-geral, o folhetim teve 46 pontos de média.
A coadjuvante que roubou a cena
Apesar de Maria Clara e Laura terem agradado em cheio os telespectadores da trama, “Celebridade” também tem como símbolo a Darlene, personagem de Deborah Secco. Apaixonada pela ideia de se tornar uma celebridade, a manicure fazia de tudo para aparecer, chegando até mesmo a roubar o sêmen de um nadador famoso, apesar se dar mal e acabar engravidando do cara errado. No final, a sub-celebridade consegue um programa de entrevistas e se casa com Vladimir (Marcelo Faria), que nunca quis ser famoso e vira um herói nacional. O termo “síndrome de Darlene” ainda é usado para descrever uma pessoa que quer aparecer a todo custo. Darlene, aliás, teria inspirado a Natalie Lamour de “Insensato Coração” (2011), interpretada também por Deborah Secco.
Possível reprise
A novela “Celebridade” é uma das mais pedidas pelo público do “Vale a Pena Ver De Novo”. Apesar de ter feito enorme sucesso, uma reprise da novela seria praticamente impossível nos dias atuais. O motivo é o excesso de cenas de violência, nudez e sexo. A morte de Lineu ou até mesmo a surra de Laura teriam que ser picotadas para irem ao ar na programação vespertina.
RD1
Nenhum comentário:
Postar um comentário