O sucesso de ‘Cobras & Lagartos’ volta ao ar no próximo dia 28 de julho
Quem não se lembra das armações de Foguinho, personagem que marcou a estreia de Lázaro Ramos nas novelas? E das falcatruas da arrogante Leona, vivida por uma platinada Carolina Dieckmann? Ou ainda da ambiciosa alpinista social Ellen (Taís Araújo) e da ostentação da Luxus, loja que vendia de joias exclusivas a carros de corrida? O sucesso de ‘Cobras & Lagartos’ está volta à tela da Globo a partir do próximo dia 28 de julho, no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. Durante uma semana, de 28 de julho a 1º de agosto, a novela será exibida logo após as emoções finais de ‘Caras e Bocas’, atualmente no ar.
A falta de escrúpulos e o desejo insaciável por consumo e poder são alguns dos obstáculos para que os apaixonados Bel (Mariana Ximenes) e Duda (Daniel de Oliveira) fiquem juntos. Exibida originalmente no horário das sete, em 2006, a novela foi a segunda assinada por João Emanuel Carneiro e teve direção de núcleo e geral de Wolf Maya. ‘Cobras & Lagartos’ é a história de um homem, dono de uma loja de luxo, que está doente e, ao descobrir que vai morrer, não sabe para quem deixa sua herança. Ele tem uma sobrinha a quem ama muito e outros parentes que são cobras. O conflito aumenta quando ele descobre que o noivo da sobrinha adorada é um pulha. A partir daí, se dá conta de que, antes de morrer, deve dar uma de cupido e achar um outro noivo, alguém com um coração de ouro para a sobrinha”, conta João Emanuel.
Omar Pasquim (Francisco Cuoco) é o tal homem poderoso, que passou a vida juntando dinheiro até conseguir montar uma imensa fortuna. Sua loja de departamentos, a Luxus, é sinônimo de poder. Todo este luxo, porém, não impediu que o destino surpreendesse seu ceticismo. O milionário, que teve o dinheiro e a solidão como companheiros durante toda a sua vida, descobre que está muito doente e tem pouco tempo de vida. A notícia causa uma enorme confusão entre seus parentes e possíveis herdeiros. Cercado por cobras e lagartos, ele não quer deixar que seu patrimônio caia em mãos erradas. Confrontado com a morte, agora deseja que a fortuna, que nunca lhe trouxe felicidade, possa realmente fazer diferença na vida de pessoas que sejam puras, dignas, generosas e com nobreza de alma. Mas a pergunta que Omar se faz é: será que ainda existem pessoas assim?
O disfarce
Para tirar a dúvida, o milionário resolve lançar mão de um expediente inusitado: se disfarça de faxineiro na Luxus para tentar encontrar um homem com um coração de ouro que seja digno de casar com Bel (Mariana Ximenes), sua sobrinha amada, e ficar com sua fortuna. Totalmente desapegada de bens materiais, Bel cansa de dizer a Omar que não quer herdar nada dele e prefere que o tio doe sua fortuna a instituições de caridade, o que só reforça a determinação dele de fazer dela sua herdeira.
Usando peruca, bigode postiço e óculos, Omar transforma-se em Pereira e, durante o expediente, passa a conhecer pessoas de todo tipo – trabalhadores como ele, gente pobre com caráter, sem caráter… A experiência vai lhe servir ainda para tirar a “prova dos nove” com seus parentes e aduladores que, diante do “pobre faxineiro”, mostram sua verdadeira face. O único que sabe do disfarce é Jair (Milton Gonçalves), mordomo de Omar há mais de 30 anos, que conhece o patrão melhor do que ninguém.
Obra do acaso
Se Omar soubesse que o destino se encarregaria de colocá-lo cara a cara com a pessoa que tanto procurava, não teria feito tanto esforço como faxineiro da Luxus. Um dia, ao sair da loja ainda disfarçado de Pereira, é repentinamente surpreendido por marginais e assaltado. Omar teria sido maltratado se não fosse por uma obra do acaso: a aparição providencial de Duda (Daniel de Oliveira), um jovem que surge para defendê-lo do assalto. Do encontro casual, nasce uma amizade verdadeira.
Omar descobre que tem muitas coisas em comum com Duda. Assim como o milionário, o jovem é órfão e tem paixão por música. Além disso, demonstra talento para o comércio e, exatamente como Omar há 40 anos, pôs na cabeça que um dia será rico. Na convivência com o jovem, Omar acaba descobrindo-se uma pessoa muito mais alegre e jovial do que ele mesmo supunha.
O amor regado a música e perfume
O amor de Duda por Bel foi à primeira vista. Mesmo sem conhecê-la, ele se apaixonou por uma gravura de seu rosto feita por um retratista no centro da cidade. Mas quem poderia imaginar que a musa do jovem, perfumista, iria parar justamente na loja de essências de Silvana (Totia Meireles), tia de Duda? Ao reconhecê-la, Silvana, além de avisar o sobrinho que Bel existe, trata de informá-lo que ela também é musicista e que sabe onde pode encontrá-la. Duda, disposto a tudo para conhecer sua amada, segue todas as orientações da tia, mas, para seu desespero, não a encontra. O destino, no entanto, a favor do jovem, o surpreende quando o coloca cara a cara com Bel na casa de Omar. O encontro, apesar de ser um estímulo para seu sentimento, é também frustrante, pois ele descobre que Bel está ficando noiva de Estevão (Henri Castelli), rapaz que se finge de bom moço, mas só está interessado na promessa da herança.
Certo de que Duda é o homem com os valores que procurava, Omar passa a se dedicar a aproximá-lo de Bel. Contrata os dois para fazerem uma pequena jam session para os clientes da Luxus, e Duda quase cai para trás quando descobre que a moça do retrato é quem vai tocar com ele. Omar, por sua vez, fica feliz ao reparar que Bel também se sente tremendamente atraída pelo jovem músico. A suspeita de Omar era verdadeira: um foi feito para o outro. A partir daí, o milionário passa a exercer um terceiro papel – o de um duplo cupido na vida dos dois jovens apaixonados. Na pele de Pereira, incentiva seu mais novo amigo a se aproximar da garota que, segundo ele, não ama o homem com o qual está comprometida. Paralelamente, dá um jeito de fazer com que Bel se encontre mais uma vez com Duda.
As cobras e lagartos
Mas, como nem tudo são flores, com a imensa fortuna que conseguiu adquirir ao longo da vida, Omar acabou atraindo também para si muita gente interesseira, a começar pelas pessoas de sua própria família. Milu (Marília Pêra), sua irmã ressentida, se diz decoradora, mas, na verdade, é uma parasita que viveu a vida inteira às suas custas sem, no entanto, se dar por satisfeita. Acha que tudo o que ele lhe deu, inclusive a casa onde vive e a polpuda mesada, não passam de migalhas diante de sua fabulosa fortuna. Mãe de Leona (Carolina Dieckmann) e Tomás (Leonardo Miggiorin), criou seus filhos a sua imagem e semelhança. Assim como ela, os dois são espertos, invejosos e, acima de tudo, ambiciosos. Mau caráter, Leona mantém um romance às escondidas com Estevão.
No Saara…
Morador do Saara, região de comércio popular do Rio de Janeiro, e alheio a toda confusão da Luxus, Foguinho (Lázaro Ramos), apesar de ter um coração de ouro, é um simpático vagabundo, que, ignorante e carismático, leva a vida à base de mentiras. Ele vive atrás de um rabo de saia, mas, quando as mulheres percebem que ele não passa de um pobre coitado, logo se desinteressam. O coração dele, no entanto, tem dona. Desde adolescente, ele é apaixonado por Ellen (Taís Araújo), que foi sua vizinha de rua, hoje vendedora da Luxus e alpinista social.
Foguinho acredita que sua vida vai mudar num golpe de sorte e que, neste tão sonhado dia, vai poder mostrar para Ellen, para sua família e para todos do bairro o grande homem que é. No entanto, todos os negócios em que ele se mete vivem dando errado. Tentando escapar de um de seus rolos, conhece Duda (Daniel de Oliveira) e recebe a ajuda do jovem que montou uma firma de serviços pra lá de inusitados.
Duda e Foguinho descobrem que têm em comum o nome: ambos foram batizados como Daniel Miranda, o que causa uma desastrosa confusão. Foguinho é quem herda o patrimônio de Omar, dando início a um novo capítulo na vida de todos.
‘Cobras & Lagartos’ conta ainda com Ailton Graça, Angela Vieira, Bruna Marquenize, Cassia Kis Magro, Eliane Giardini e grande elenco. A novela tem estreia prevista no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ para o dia 28 de julho. Até o dia 1º de agosto, as cenas iniciais da trama serão exibidas logo após as cenas da última semana de ‘Caras e Bocas’. A ‘Sessão da Tarde’ será exibida normalmente nessa semana. A partir da segunda-feira, dia 4 de agosto, ‘Cobras & Lagartos’ passa a ocupar integralmente o horário de ‘Vale a Pena Ver de Novo’.
TV Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário