quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aguinaldo Silva diz que suas novelas não tem “encheção de linguiça”, e revela ter reescrito cena de “Império” nove vezes

Aguinaldo Silva
Aguinaldo Silva revela ter reescrito cena de “Império” nove vezes (Foto: Divulgação/ TV Globo)
Como todos já sabem muito bem, Aguinaldo Silva não tem papas na língua e diz o que pensa. E o autor que atualmente assina a recém estreada “Império”, para o horário das nove, da Globo, revelou ter reescrito uma cena nove vezes, até que ela ficasse realmente pronta do jeito que queria.
Quanto ao texto de suas novelas, Aguinaldo foi bem direto, e disse que não gosta de “conversa mole”, de encheção de linguiça.
É, parece que o autor está mesmo se dedicando para fazer de “Império” um sucesso, como já foi a maioria de suas tramas, que não por acaso, lideram o ranking de audiência da Globo.
Confira a seguir o texto de Aguinaldo Silva, postado em seu site oficial.
O DISCURSO DO REI
Quem prestar atenção aos diálogos de “Império” e entender do assunto vai perceber que sou obcecado pela precisão do texto. Nas minhas novelas não pode ter cena de “conversa mole”, de encheção de linguiça. A cada frase pronunciada por um personagem a história tem que dar um passo… E sempre adiante. Isso dá à novela uma sensação de fluidez que faz a minha delícia e também faz – eu creio – a delícia dos telespectadores. Minhas histórias caminham sempre rumo ao futuro, nas minhas novelas não existe o hábito de andar para os lados. Mas atingir essa precisão, e a consequente fluidez, não é fácil. Vou dar um exemplo baseado no capítulo que foi ar hoje. Tem uma cena que justifica o título da novela: é aquela em que José Alfredo ao descobrir que Maria Marta está esperando um filho dele, diz a ela que vai criar o seu próprio reino. Ele faz um verdadeiro discurso, no fim do qual a pede em casamento – quer dizer, pede que em seu futuro reino ela seja sua rainha… E ela aceita. Esta cena, acreditem se quiserem, teve nove versões, até que eu considerasse pronta e acabada… E mesmo assim, antes de entregar o capítulo à produção, eu ainda fiz mais alguns ajustes. Hoje, ao ver a cena magnificamente interpretada por Chay Suede e Adriana Birolli, vi que meu esforço ao reescrevê-la e reescrevê-la até realmente chegar onde eu queria… Sim, valeu a pena.
TV Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário