Prestes a ser anunciada pela Record, Xuxa Meneghel é dona de uma das mais bem-sucedidas trajetórias da história da TV brasileira e, mais do que a “Rainha dos Baixinhos”, se tornou um ícone nacional.
Nas primeiras décadas de sua carreira, a loira se dedicou exclusivamente às crianças e foi amada por gerações de pequeninos que dançaram suas músicas, copiaram seu estilo e assistiram aos seus programas.
Numa reportagem especial, o RD1 relembra as atrações que marcaram a atuação de Xuxa e a tornaram campeã de audiência e uma das artistas que mais venderam discos, CD’s e DVD’s em todos os tempos.
Confira:
“Clube da Criança” (1983-1985) – Ao ser convidada pela Manchete para comandar um programa voltado para o público infantil, Xuxa era conhecida apenas pela sua beleza e pelo fato de ter namorado Pelé.
Rapidamente, porém, sua habilidade em se comunicar com as crianças fez com que ela se destacasse e seu programa, apresentado de segunda a sábado às 17h, se tornou mania entre os pequeninos.
Atenta a todo e qualquer sucesso de suas concorrentes, a Globo convidou a loira para integrar o seucasting, sem saber que estava recrutando a futura “Rainha dos Baixinhos”.
“Xou da Xuxa” (1986 – 1992) – Em sua nova Casa, Xuxa alcançou rapidamente o patamar de estrela nacional, tornando-se uma das personalidades mais amadas do país.
Seu programa – repleto de brincadeiras, paquitas e personagens – se tornou um fenômeno e chegava a alcançar 50 pontos de audiência nas manhãs da Globo. Além disso, nos anos em que comandou a atração, Xuxa estendeu seu sucesso ao mercado fonográfico e vendeu a incrível soma de 18 milhões de discos. O período gerou hits inesquecíveis como “Ilariê”, “Abecedário da Xuxa” e “Brincar de Índio”.
Na atração, a loira ainda promovia campanhas de conscientização acerca de diversos temas ligados à saúde infantil, fato que a transformou numa espécie de “embaixadora dos direitos da criança”. Nascia no “Xou” uma Xuxa que entraria para a história da TV.
“Xuxa Park” (1994 – 2001) – Após um período nos Estados Unidos, Xuxa voltou à TV no comando do “Xuxa Park”, programa que seguia a mesma linha do “Xou da Xuxa”, embora possuísse uma roupagem mais moderna.
Simultaneamente, a apresentadora pela primeira vez se aventurou à frente de uma atração voltada para “baixinhos mais velhos” e o sucesso de uma acabou complementando o êxito da outra.
O sucesso do “Xuxa Park” foi interrompido por uma tragédia quase fatal: Um incêndio no estúdio deixou 26 feridos e antecipou a extinção do programa. A loira, porém, saiu ilesa das queimaduras e continuava escrevendo uma trajetória de conquistas.
“Planeta Xuxa” (1997 – 2002) – A transição para o público adulto sempre foi apontada por muitos como o maior desafio da carreira de Xuxa, eternamente ligada à imagem infantil.
À frente do “Planeta”, a loira mostrou algumas facetas até então desconhecidas, como a de apresentadora, e o programa alcançou bons índices de audiência aos domingos numa época em que o SBT de Gugu e Silvio Santos ainda assustava a Globo.
No programa, Xuxa recebia convidados, realizava games e interagia com uma plateia majoritariamente formada por jovens que haviam crescido assistindo-a na TV. A atração acabou sendo afetada pelo fim da longeva parceria entre Xuxa e a diretora Marlene Mattos.
“Xuxa no Mundo da Imaginação” (2002 – 2004) – Ao apostar num programa extremamente infantil e lúdico, Xuxa experimentou pela primeira vez o fracasso num quesito que costumava dominar: a audiência.
A atração, dona de um formato educativo e colorido, não conseguiu conquistar as crianças da época e se tornou uma dor de cabeça para a Globo, marcando uma das fases mais difíceis da carreira da loira, que dava seus primeiros passos após o rompimento com sua ex-diretora.
Apesar da curta duração, o ingresso de Xuxa no “Mundo da Imaginação” não foi marcado apenas por fracassos. Na mesma época, a loira começou a lançar DVD’s da série “Só Para Baixinhos” e voltou a impressionar o mercado graças ao seu incrível potencial de vendas.
“TV Xuxa” (2005 – 2014) – Em abril de 2005, o “TV Xuxa” foi lançado com uma missão: Reconquistar o sucesso do “Xou da Xuxa” e do “Xuxa Park”, fazendo com que a loira voltasse a dialogar com crianças de todas as idades.
Até 2007, o programa se direcionava ao público infantil, mas a fórmula não deu certo e o “TV Xuxa” voltou ao ar em 2008 inteiramente reformulado e buscando entrar em contato com toda a família.
Esta fase marcou o que muitos chamaram de “abandono oficial” da carreira de Xuxa como animadora infantil. Ao longo dos anos, a atração teve diversos quadros e formatos e, embora não atingisse índices de audiência grandiosos, manteve-se na liderança isolada até o fim de sua exibição.
RD1
Nenhum comentário:
Postar um comentário