COMÉRCIO INTERNACIONAL
As novelas produzidas no Brasil não encantam apenas os brasileiros. Nossas produções ganham em vários lugares no mundo, chegando a ser vendida para quase a metade do planeta, como “Da Cor do Pecado” e “Terra Nostra”. Confira abaixo o ranking das 10 novelas brasileiras mais vendidas no mundo.
10 – Por Amor
A trama de Manoel Carlos, exibida pela Globo em 1997, foi vendida para 56 países. Apesar de ter tido uma audiência considerável razoável na época (48 pontos), a trama é considerada um fenômeno no mercado. A trama trouxe Regina Duarte, Gabriela Duarte, Antônio Fagundes e Fábio Assunção nos papeis principais, e também premiou o autor Manoel Carlos como o melhor dramaturgo de 97.
9 – Sinhá Moça (1ª versão)
A primeira versão da novela “Sinhá Moça” (Globo, 1986) foi reapresentada em 60 países. A produção de Benedito Ruy Barbosa trouxe Lucélia Santos, Marcos Paulo, Mauro Mendonça, Elaine Cristina, entre outros, como protagonistas. O folhetim ganhou um remake de 2006, com Débora Falabella no papel principal.
8 – Mulheres de Areia
Exibida pela Globo em 1993, “Mulheres de Areia” já foi apresentada em 67 países, entre eles, a Rússia, que exibiu o último capítulo no dia em que haveria eleições, com a intenção de segurar a população em casa. O folhetim de Ivani Ribeiro trouxe Glória Pires no papel das gêmeas Ruth e Raquel, e também destacou a interpretação de Marcos Frota, no papel do Tonho da Lua.
7 – Anjo Mau
O remake de “Anjo Mau” (Globo, 1997), de Maria Adelaide Amaral, foi vendida para 67 países. A trama trouxe como protagonista Glória Pires, na pele da oportunista Nice, e também contou com Kadu Moliterno, Maria Padilha, Daniel Dantas, Leonardo Brício, Alessandra Negrini, Mauro Mendonça, entre outros, no elenco. A trama teve uma média de 33 pontos no horário das 18h, acima de meta estipulada pela Globo na época (30 pontos).
6 – Laços de Família
Escrita por Manoel Carlos, “Laços de Família” (Globo, 2000) foi vendida para 77 países. A novela emocionou o Brasil com a luta de Camila (Carolina Dieckmann) contra a leucemia. Vera Fischer viveu a Helena da vez, e novela contou ainda como Marieta Severo, Regiane Alvez, Deborah Secco, Tony Ramos, José Mayer, Helena Ranaldi e Reynaldo Gianecchinni nos papeis centrais. A história também gerou uma campanha pela doação de órgãos em toda a América Latina e nos Estados Unidos.
5- Escrava Isaura (1ª versão)
Exibida pela Globo em 1976, “Escrava Isaura” é considerada uma das principais obras da dramaturgia brasileira. A trama de Benedito Ruy Barbosa trouxe Lucélia Santos no papel principal, e foi vendida para 79 países. Aqui no Brasil, a novela foi reprisada por cinco vezes (1977 – 1979 – 1980 – 1982). Em algumas ocasiões, o folhetim foi exibido em formato compacto. A Record produziu um remake em 2004, com Bianca Rinaldi no papel da protagonista.
4- Caminho das Índias
A história de amor de Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi) em “Caminho das Índias” (2009) foi vista por 90 países, considerada um verdadeiro fenômeno comercial. A trama de Glória Perez foi a primeira novela da Globo a conquistar o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela do mundo, e contou com grandes estrelas, como Tony Ramos e Lima Duarte.
3- O Clone
Também de Glória Perez, “O Clone” (2001) foi comercializada para 91 países. O folhetim retratou a clonagem humana e cultura árabe. Além de tanta exibição pelo mundo, a história também ganhou uma adaptação na Colômbia. A produção brasileira contou com Giovanna Antonelli, Murilo Benício, Juca de Oliveira, Andriana Lessa e Vera Fischer nos papeis principais.
2- Terra Nostra
Uma das campeões de vendas da Globo, “Terra Nostra” (1999) retrata o Brasil no final do século XlX, mostrando a imigração italiana. A obra de Benedito Ruy Barbosa trouxe nos principais papeis Ana Paula Arósio, Thiago Lacerda, Antônio Fagundes, Maria Fernanda Cândido, Raul Cortez e Carolina Kasting. O folhetim ganhou uma superprodução na Globo. O primeiro mês de gravações consumiu 4 milhões de reais, 40% a mais do que a novela antecessora, “Suave Veneno”, e foi vendida para 95 países.
1- Da Cor do Pecado
Atualmente no ar em “Vale a Pena Ver De Novo”, “Da Cor do Pecado” (2003) lidera a lista das novelas brasileiras mais vendidas no mundo. O folhetim de João Emanuel Carneiro ganhou exibições em 100 países, praticamente a metade do mundo. A trama foi protagonizada por Taís Araújo e Reynaldo Gianecchinni, e teve a maior audiência da faixa das 19h desde 2000, com 43 pontos de média.
RD1
Nenhum comentário:
Postar um comentário