Finalmente, depois de muitos anos tentando, a Globo conseguiu a liberação do Ministério da Justiça para reprisar a novela “Cobras e Lagartos” na faixa de reprises “Vale a Pena Ver de Novo”. Para isso, ao invés de imprópria para menores de 12 anos, foi reclassificada para menores de 10.
A trama de João Emanuel Carneiro, que foi um dos maiores sucessos da faixa das sete, junto com “Da Cor do Pecado”, estava sendo vetada pelo MJ, por conter cenas de preconceito, violência, conteúdo sexual e drogas lícitas. Mas, com muitas tentativas de edição, conseguiu ser liberada.
O folhetim foi exibido em 2006 como “livre”, mas posteriormente foi reclassificada para “não recomendada para menores de doze anos”, podendo ser exibida apenas depois das 20h. A Globo então fez uma amostra de dez por cento da obra para ser reanalisada e conseguiu o que queria.
Agora, nos termos do artigo 17 da Portaria 368 de 2014, a emissora tem o compromisso de manter a obra adequada à nova classificação também nos capítulos não analisados pelo MJ. Mesmo com a liberação, não está confirmado se “Cobras e Lagartos” será a substituta de “Caras e Bocas”.
TV Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário