domingo, 25 de maio de 2014

Globo manda tirar do ar anúncio feito por Glória Maria para empresa

Glória Maria faz comercial e Globo manda tirar do ar
Glória Maria faz comercial e Globo manda tirar do ar
Nesta segunda-feira (28), segundo informa o jornalista Daniel Castro, a Globo vai noticiar o Google pedindo a retirada imediata de alguns vídeos nos quais a jornalista Glória Maria faz propaganda institucional da Herbalife do Brasil. Isso porque, por conta do anúncio, a jornalista virou motivo de piada nos bastidores da emissora carioca. A quem diga que ela vem sendo chamada de jabazeira”, apelido que se dá ao jornalista que gosta de ganhar presentes.
No vídeo com cerca de 16 minutos, Glória faz questão de exaltar as qualidade da empresa: “maior empresa de vendas diretas do mundo”. Glória ainda afirma no vídeo que  a empresa possui “milhões de clientes satisfeitos”, que “promove mudança na qualidade de vida de milhões de pessoas” e que seu fundador foi “visionário” ao criar, nos anos 1980, um shake emagrecedor.
Toda história ganhou ainda mais repercussão, visto que o código de conduta da Globo proíbe veementemente seus jornalistas de fazerem qualquer tipo de comercial. Porém permite, que eles participem de vídeos institucionais “visando ao público interno, e pequeno, das empresas”. Muitos jornalistas gravam vídeos institucionais, e não apenas Glória Maria.
O que a Globo realmente não permite é que esses vídeos ganhem o grande público. A emissora faz questão de exigir no contrato entre o jornalista e a empresa que “os créditos iniciais do vídeo em questão digam isso expressamente, advertindo que o mesmo se destina a pequenos grupos fechados e que não pode ser exibido publicamente”.
O vídeo da Herbalife faz esse alerta. Informa nos segundos iniciais que é uma peça se destina “ao uso por distribuidores independentes para fins de recrutamento. O problema é que justamente o vídeo da Glória foi parar no YouTube, e isso já há alguns meses. Um dos mais vistos tem mais de 3000 mil visualizações, foi postado em novembro, porém descoberto pela Globo somente na semana passada.
A emissora conta com uma força-tarefa de 154 advogados para retirar milhares de vídeos do ar todos os dias.

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