domingo, 23 de junho de 2013

Conheça a surpreendente história de vida de Percival de Souza, do “Cidade Alerta”


CORTA PRA ELE!
Percival sendo imitado por Rodrigo Faro; jornalista virou 'meme'
Percival sendo imitado por Rodrigo Faro; jornalista virou ‘meme’
Quem vê Marcelo Rezende promover as mais bizarras ‘pegadinhas’ com Percival de Souza talvez não imagine a importância exercida pelo bigodudo ao longo da história do jornalismo brasileiro.
Aos 70 anos de idade e com mais de 30 de carreira, Percival é, reconhecidamente, um dos maiores repórteres investigativos que o país já viu. Seu ingresso no ramo começou no extinto – e histórico - “Jornal da Tarde”, publicação da qual Percival foi um dos fundadores.


Foi, porém, através das ‘cavernas’ da ditadura que Percival deu ao Brasil dois ‘diamantes’ e se destacou em uma nova função: autor de livros-reportagens. Sua obra mais famosa é 
“Autópsia do Medo”, que narra a biografia do lendário delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos mais cruéis agentes militares da história da ditadura.Circulando em São Paulo entre 1966 e 2012, o “Jornal da Tarde” foi um dos maiores adversários da ditadura militar que governou o país por mais de duas décadas. Repressores chegaram a acampar na redação do jornal para impedir a circulação das manchetes que repercutiam amplamente em todas as ruas paulistas.
Criador do Esquadrão da Morte e uma das maiores autoridades do DOPS, Fleury foi responsável pelos mais horrendos crimes, de assassinatos frios a torturas inimagináveis, e teve trajetória narrada detalhadamente por Percival.
Em “Eu, Cabo Anselmo”, o jornalista, novamente pautado num famoso personagem do regime militar, retratou a história do marinheiro José Anselmo dos Santos, que se infiltrava entre os revolucionários de esquerda e atuava como implacável espião do governo.
Ao longo de sua carreira, Percival já faturou quatro vezes o Prêmio Esso, uma das mais cobiçadas honras do jornalismo brasileiro, e recebeu o título de Cidadão Paulistano. Além disso, foi homenageado no Prêmio Vladimir Herzog, que reconhece obras que atuam a favor dos direitos humanos.
Na vida pessoal, Percival é cristão e membro atuante da Igreja Metodista, escrevendo diversos artigos e livros com temática bíblica. Desde o ano passado, porém, a intelectualidade se aliou à comédia. Percival é sucesso absoluto no “Cidade Alerta”, onde, além de comentar ocorrências policiais, é alvo constante das mais diversas piadas de Marcelo Rezende.
No ar, Rezende, brincando, já descreveu o colega como um ‘milionário cheio de privilégios’, além de acusá-lo de ‘dormir durante o programa’ e até mesmo de ‘possuir uma coleção de Barbies’.
O estilo característico já rendeu a Percival diversos imitadores em programas de humor e – pasmem os ditadores! – até mesmo a indicação do público brasileiro como um dos cotados para estar em “A Fazenda 6“.
Tudo isso torna Percival um dos mais singulares personagens do jornalismo brasileiro. Alguém que, apesar de atuar nas entranhas das mais sombrias e sangrentas matérias, se tornou reconhecido pelo balançar do corpo, o unir das mãos e, principalmente, pelo sorriso largo.
Além, é claro, de ser um dos maiores ‘milionários’ deste país. Corta pra ele!
Confira 5 dos mais hilários momentos de Percival no “Cidade Alerta”:
1) Rezende ‘revela’ que Percival é milionário e o flagra durante suas férias
2) Rezende diz que Percival estava distribuindo selinhos grátis e mostra imagens da Avenida Paulista lotada
3) Marcelo Rezende revela: Percival tem uma coleção de Barbies
4) Marcelo mostra Percival chegando de limusine ao trabalho
5) Rezende mostra o ‘camarim exclusivo’ de Percival na Record
RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário