quarta-feira, 1 de maio de 2013

Claudia Netto, a Guiomar de “Flor do Caribe”, revela o futuro de sua personagem


ENTREVISTA EXCLUSIVA
Claudia é a Guiomar de "Flor do Caribe"
Claudia é a Guiomar de “Flor do Caribe”
Quem acha que Claudia Netto é um rosto novo na TV está redondamente enganado. A Guiomar de “Flor do Caribe” possui vasta carreira no teatro, tendo se destacado no musical  ”Judy Garland – O Fim do Arco-Íris”, onde encarnou uma das atrizes mais famosas da história de Hollywood.
Foi na plateia da peça que Jayme Monjardim, diretor de “Flor do Caribe”, se encantou com Claudia e lhe deu de presente uma das mais instigantes personagens da novela; Guiomar, uma mulher forte e determinada, a única capaz de pôr medo no maquiavélico Dionízio.
Em nosso papo, Claudia conta sobre sua longa carreira na TV, sua relação de amizade com o ator Igor Rickli (o Alberto) e sobre o que podemos esperar de Guiomar no desenrolar da trama.
Tenha um bom Break com Claudia Netto!
Break - Como surgiu o convite para “Flor do Caribe”?
Claudia Netto - O Manoel Carlos [autor da Globo] foi assistir a peça “Judy Garland – O Fim do Arco-Íris”, onde fiz a protagonista, a propria Judy. Ele gostou muito do meu trabalho na peça e chamou o Jayme Monjardim [diretor de "Flor do Caribe"] para assistir com ele mais uma vez. O convite para “Flor do Caribe” partiu do Jayme que, por minha atuação, me convidou para fazer a Guiomar.
Break - Sua personagem, Guiomar, possui um ar irônico e desafiador que tem conquistado opúblico. Como foi seu processo de composição? Alguma personagem famosa te serviu de inspiração? Conte-nos um pouco sobre a Guiomar.
Claudia Netto - Quando recebi a sinopse da personagem com a característica de ser uma mulher que gosta de chamar a atenção, com um comportamento de “Diva”, apesar de saber de sua humanidade e de seus confrontos com o Dionísio, me inspirei um pouco na própria Judy (apenas no seu comportamento de verve engraçada, desafiadora e sua facilidade em ser o centro das atenções) e assisti alguns filmes de uma atriz extraordinária comediante que também tem essa caracteristica que é Rosalind Russel. Mas isso foi bem no início do processo, na verdade pesquisei um pouco a forma, o conteúdo e a sinceridade construí por mim mesma, é claro.
Break - Walther Negrão [autor de "Flor do Caribe"] ousou tratar sobre o nazismo, um dos maiores males da história. O tema, porém, é ‘sexagenário’. Em sua opinião, o público que não conheceu os horrores da Segunda Guerra conseguirá ser envolvido pelo assunto?
Claudia Netto - Completamente. Esse tema ainda é atual, não só porque faz parte de um período tenebroso de nossa História como espantosamente vemos diariamente casos de jovens (inclusive em nosso país) que celebram o nazismo cometendo atos de violência contra as minorias, mostrando que esse mal continua perigosamente vivo.
Claudia ao lado de Igor. Parceria do teatro migrou para a TV
Claudia ao lado de Igor. Parceria do teatro migrou para a TV
Break - Poucos sabem, mas você e Igor Rickli já se conhecem há longo tempo. A presença de estreantes na TV, como o Igor, é positiva para as novelas? Como é a amizade de vocês?
Claudia Netto - Igor foi meu marido em “Judy Garland”, a peça a que me referi anteriormente. Até brincamos que nossa relação atual é incestuosa (risos). Temos inegavelmente uma química por conta desse trabalho que foi muito intenso e importante em nossas vidas, além de um vínculo forte de amizade e respeito que formamos no decorrer desse trabalho. Assim como eu, Igor foi convidado pelo Jayme a partir dessa peça. Fico muito feliz de vê-lo como protagonista dessa novela. Mais feliz ainda de ser mãe dele, onde podemos facilmente viver com muita sinceridade uma outra relação, mas tão intensa quanto a que fizemos antes no teatro. Ele é um ótimo ator, rápido em aprender por ter começado sua carreira há pouco tempo, muito esforçado e concentrado no trabalho e no seu crescimento como ator. Além de ter carisma e ser um dos homens mais bonitos que já conheci (risos). Seu lugar está reservado na televisão, tenho certeza.
Break - Você ainda não era tão conhecida do público da TV, mas possui vasta experiência no teatro. Traçando um paralelo entre as duas linguagens, quais são as maiores diferenças? Você, Claudia, já conseguiu se apaixonar pela TV com a mesma intensidade do seu amor pelos palcos?
Claudia Netto - Já fiz alguns trabalhos na televisão, várias participações, além de minisséries como “JK”, “Dalva e Herivelto”, a novela do Miguel Falabella, “Negócio da China”, onde tinha um bom personagem também. Mas nunca tinha tido a oportunidade de um papel como esse da Guiomar. Uma personagem que tem muito significado na trama e na personalidade. Estou sim completamente apaixonada por ela, e por essa linguagem desafiadora que é a televisão. No palco temos que ser enormes pra alcançar a plateia, a TV é exatamente o contrário, a câmera está ali, em close no seu rosto. O que importa é a sinceridade e a emoção que vêm de dentro, não são os gestos ou a entonação de voz ou mesmo uma atuação mais expressiva, são os olhos, a verdade. Pra mim está sendo fascinante.
Break - Em uma cena de “Flor do Caribe” sua voz impressionou os telespectadores. Como é sua relação com a música? Você canta profissionalmente?
Claudia Netto - Sim, tenho uma carreira sólida em musicais. Minha relação com o canto e a música é tão forte quanto a de atriz.
Break - Por fim, deixe um recado para a legião de telespectadores que estão acompanhando nosso papo e, se possível, adiante-nos algo sobre a Guiomar. O que ela fez no passado? Por que é tão difícil para Alberto perdoá-la? Ela ainda aprontará muito?
Claudia Netto - Estou muito feliz com essa oportunidade de alargar meus horizontes como atriz podendo mostrar e levar meu trabalho para um número significativo de pessoas que não me conhecem do teatro. Quanto a Guiomar, ela veio para reconquistar seu filho. Ela não abandonou o Alberto. Ela o deixava em colégios internos por ter uma vida incerta com o marido, que odiava o pai por saber de seu passado cruel e não queria que o filho tivesse qualquer contato com o avô. Quando o marido morre, ela fica sozinha, enfraquecida e se submete a entregar o filho ao velho, que a proíbe de ter qualquer contato. Por isso ela chega forte, desafiadora e ameaçadora com o Dionísio. Já Alberto não a perdoa por esse abandono.Guiomar tem muitos segredos, tem caráter e vai continuar a resgatar seu filho e fazer justiça aos males praticados por Dionísio.
do site RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário