“Além do Horizonte” segue sendo um problema para a Globo pois, além de decepcionar na audiência, a trama das sete enfrenta problemas com a classificação indicativa. A emissora assinou um compromisso com o Ministério da Justiça para poder manter a novela Além do Horizonte no ar na faixa das 19h.
Nele, a Globo se compromete a adequar a trama aos critérios de classificação indicativa de programas inadequados para menores de 10 anos. Isso porque a novela apresentou cenas de sexo e violência que a tornariam imprópria para menores de 12 anos, o que impediria sua exibição antes das 20h, como é o caso.
Em dezembro, o MJ advertiu a Globo de que “Além do Horizonte” estava apresentando conteúdo incompatível com a classificação de 10 anos, principalmente “assassinatos e conteúdo sexual”. A Globo esclareceu ao ministério que “os conteúdos a serem exibidos, a partir de então, estariam adequados à autoclassificação da novela”.
Porém, a novela apresentou algumas cenas consideradas fortes para 10 anos no final de dezembro e início de janeiro. Em uma delas, o vilão Kleber (Marcello Novaes) capturou uma fugitiva da “comunidade” da novela numa mata e a aterrorizou. Dias depois, um corpo apareceu boiando em um rio.
No final de janeiro, o ministério prorrogou o monitoramento por mais 15 dias para “colher subsídios” para uma eventual reclassificação, segundo informa o jornalista Daniel Castro. As cenas de violência desapareceram, mas os vilões da trama continuam dopando os bonzinhos.
No capítulo de hoje (21), LC, personagem de Antonio Caloni, irá colocar sonífero no chá de Lili (Juliana Paiva), sua filha na história, para que ela seja colocada em uma máquina que a deixa “feliz”, sem capacidade de questionamento.
Pelos critérios do Ministério da Justiça, colocar sonífero no chá de alguém é uma cena imprópria para menores de 12 ano e só pode ir ao ar depois das 20h (a novela entra às 19h35 e termina às 20h30). Programas com o selo de 10 anos não podem ter brigas e sangue; atos criminosos só são permitidos sem a presença de violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário