quinta-feira, 18 de junho de 2015

Relembre novelas da Record que incomodaram a Globo

“Os Dez Mandamentos” bateu recorde de audiência na última terça-feira (16)
Quando se fala em telenovela, logo se pensa em Rede Globo! Afinal, são cinco décadas de produção do gênero que fizeram com que a emissora se tornasse referência em teledramaturgia. Porém, a Rede Record vem mostrando que não fica para trás. Desde 2004, quando inaugurou uma nova era no ramo com “A Escrava Isaura”, a emissora conseguiu emplacar diversos sucessos para seus padrões.
Apesar de ter passado por um período, digamos, sombrio, o canal voltou a se restabelecer no quesito audiência com “Os Dez Mandamentos”, que vem chegando muito próximo da liderança. Na última terça-feira (16), por exemplo, registou 17 de média, chegando a ficar cerca de 4 pontos atrás de “Babilônia” em alguns momentos.
Pensando nisso, o RD1 separou algumas outras novelas da Record que deram dor de cabeça para a Rede Globo.
“Prova de Amor” chegou a vencer o “Jornal Nacional” em algumas ocasiões
Prova de Amor (2005)
Maior sucesso da nova fase da rede em teledramaturgia, a trama de Tiago Santiago, exibida entre 2005 e 2006, incomodou bastante a emissora carioca, sobretudo o “Jornal Nacional”. No dia 18 de janeiro de 2006, a atração registrou 25 pontos de pico, vencendo o principal telejornal da concorrente na Grande São Paulo. No mesmo dia, no Rio de Janeiro, a história chegou a ficar em primeiro lugar por 17 minutos. O último capítulo de “Prova de Amor” emplacou expressivos 23 pontos de média, chegando aos 28 nos picos. Foi, sem dúvida, um divisor de águas para o canal de Edir Macedo.
Último capítulo de “Vidas Opostas” ficou 44 minutos na liderança
Vidas Opostas (2006)
A audiência do desfecho de “Prova de Amor” foi superada meses depois pela trama protagonizada por Maytê Piragibe e Léo Rosa. Foram 25 pontos de média no dia 27 de agosto de 2007, também último dia de exibição do enredo. Na ocasião, a Record se manteve por 44 minutos na liderança na Grande São Paulo. A trama venceu a Globo em outros momentos, principalmente às quartas-feiras, dia de exibição de jogos na rival.
Capítulo de “Caminhos do Coração” foi o 1º da Record a liderar na média consolidada
Caminhos do Coração (2007)
Uma produção que entrou para a história. Pela primeira vez, um capítulo de novela da Record alcançava o primeiro lugar na média consolidada. Foi em 6 de fevereiro de 2008: 22 pontos contra 20 da ‘Vênus Platinada’, que transmitia um jogo de futebol. Em dado momento, “Caminhos” abriu 12 pontos de vantagem em relação à segunda colocada. Aliás, o final de “Caminhos do Coração” prejudicou e muito o primeiro dia de “A Favorita”, que marcou a pior audiência — na época — para uma estreia de novela das 20h/21h na Globo: 35 pontos.
Estreia de “Os Mutantes” foi a melhor da emissora: 24 pontos
Os Mutantes (2008)
A segunda parte da trilogia, “Os Mutantes”, surpreendeu logo de cara. Entrou para a história como a melhor estreia de todos os tempos da emissora, ao conquistar 24 pontos. O enredo também incomodou o folhetim protagonizado por Patricia Pillar e Cláudia Raia, que teve que passar por reajustes. Em Fortaleza, por exemplo, a novela de Tiago Santiago ficou na liderança isolada por dois dias, abrindo diferença de até 4 pontos em relação à “A Favorita”.
“Chamas da Vida” teve picos de 40 pontos no Nordeste
Chamas da Vida (2008)
Escrito por  Cristianne Fridman, o folhetim gerou grande repercussão ao abordar, entre outros temas, a pedofilia. O último capítulo emplacou 18 pontos de média e liderou por nove minutos. “Chamas da Vida” foi essencial para estabelecer a teledramaturgia da Record em nível nacional. Ela chegou a picos de 40 pontos no Nordeste e foi sucesso no Rio de Janeiro, onde alcançou a liderança isolada por algumas vezes. Como em 20 de janeiro, ao marcar 25 pontos de média ante 23 da Globo, que exibia o jogo entre Fluminense e Madureira.
“Poder Paralelo” foi outra trama a vencer a Rede Globo
Poder Paralelo (2009)
No dia 24 de novembro de 2009, a novela ficou no topo do ranking de audiência durante toda sua exibição. Foram 13 pontos de média e pico de 15 contra 12 da grande rival, que exibia o filme “Munique” no “Cinema Especial”. A trama de Lauro Cézar Muniz também chegou a vencer em algumas outras poucas ocasiões. Na média geral, “Poder Paralelo” fechou com 11 pontos.
“Amor e Intrigas” (2007), “Bela, A Feia” (2009), “Ribeirão do Tempo” (2010) e “Vidas em Jogo” (2011) foram outras produções que alcançaram picos na liderança na Grande SP.
RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário