A Globo marcou reuniões com clubes da Série A do Campeonato Brasileiro para esta semana, onde vai exigir melhor qualidade do futebol e fazer um alerta, avisando que, caso a audiência não suba, dentro de alguns anos, deixará de ser interessante para a TV aberta.
A emissora vai apresentar um estudo que mostra que o futebol vem perdendo cerca de 10% da audiência a cada ano. Se continuar assim, em dez anos passará a ser um produto relevante apenas para a TV paga. Vai “morrer” na TV aberta, sua principal fonte de sustento atualmente.
Enquanto o futebol dava mais de 20 pontos nas tardes de domingo há cinco anos, no domingo passado registrou apenas 13 pontos, um índice baixo. A reunião acontecerá a pedido dos próprios clubes, que na semana passada, pediram a antecipação das cotas e fizeram reclamações.
De acordo com o jornalista Daniel Castro, do Notícias da TV, eles reclamaram que a emissora paga muito a clubes como Corinthians e Flamengo e pouco a times de menor torcida. Na reunião, a Globo responderá que remunera os clubes conforme o número de jogos transmitidos e a audiência.
Ela vai exigir dos reclamantes mais investimentos em futebol e no convite enviado por e-mail para os times, foi adiantado que as reuniões visam “estreitar nosso diálogo com vistas à melhoria do futebol e, em especial, da capacidade de investimento dos clubes na formação de jogadores”.
Os cartolas então,argumentam que não é da alçada da emissora discutir a formação de jogadores. Para a Globo, ela que tem o direito de discutir tudo o que diz respeito à qualidade do espetáculo que transmite e irá propor também mudanças no calendário nacional do futebol.
As reuniões acontecerão na sede da Globo em São Paulo, com Marcelo Campos Pinto (executivo de direitos de futebol), Renato Ribeiro (responsável pelas transmissões), Anco Saraiva (diretor de marketing), Pedro Garcia (diretor da Sportv) e Roberto Marinho Neto (diretor de projetos esportivos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário