quarta-feira, 8 de maio de 2013

SBT: O tempo passa e o canal continua “pouca prática”


Silvio Santos "voltou" a apitar no SBT
Silvio Santos “voltou” a apitar no SBT
Tudo parecia tranquilo na Anhanguera. Silvio Santos não estava tendo surtos, mudando frequentemente a grade de programação do SBT e a emissora seguia sua vida, investindo pesado em… reprises.
Foi quando saiu a notícia sobre a dispensa da dupla Patati e Patatá, seguida da suspensão do “Carrossel Animado”. Posteriormente a assessoria do canal desmentiu tudo, anunciando que os palhaços fariam parte de um revezamento no comando do “Bom Dia & Cia”.
No final da última semana, outro palhaço foi atingido pelo humor de Silvio Santos: após três meses no ar, o “Programa do Bozo” também estava saindo de cena.
Tudo isso tem uma explicação.
Estamos falando de um canal de TV acomodado e que, aparentemente, espera por algum milagre para que possam recuperar a vice-liderança.
Quando a Globo anunciou o fim da “TV Globinho”, o SBT ficou todo pomposo por ser a única emissora aberta que seguiria investindo no formato. Mas que investimento foi feito? Resgataram o Bozo e seguiram insistindo em desenhos surrados em toda a programação destinada às crianças! Pois é, tal qual as reprises de “Eu, a Patroa e as Crianças”, “Chaves”, além das novelas mexicanas.
Uma programação mofada que começa às oito da manhã, é interrompida pelo “Casos de Família” e só sai de cena para dar vaga para o “SBT Brasil” e a programação noturna.
Quanto às novelas, não há o que discutir: estão dando audiência e isso “justifica” a falta de investimentos.
Mas cadê aquele canal que vivia surpreendendo o telespectador, com estreias impactantes como a “Casa dos Artistas” e “Show do Milhão”?
A Record viveu momentos de fragilidade – ainda não está totalmente recuperada – e fizeram o que, além de apostar em “Carrossel” e, agora, em “Chiquititas”?
Esse despreparo fica evidente no caso de Bozo e sua trupe. O novo intérprete estava mostrando serviço, os demais personagens convenciam, e a audiência não vinha por quê?
Ora, o que atrai a criançada são os desenhos. Quando os pequenos tem na TV paga diversos canais infantis como Cartoon, Gloob, Nickelodeon e cia, por qual motivo vão assistir “O Máscara”, desenho que já deve ter o que, uns 15 anos ou mais? Isso só pra começo de conversa.
Fora as produções que não se renovam, casos de “Programa Raul Gil”, “Domingo Legal”, “Programa Silvio Santos”…
Será que o mercado está assim tão carente de pessoas criativas e que realmente entendam de TV, a ponto de dar um sacode e tornar o SBT novamente competitivo?
E não adianta dizer que não se importam com audiência, isso é mentira, basta analisar o comportamento do diretor de programação nas redes sociais.
Silvio Santos não apenas puxou o tapete de seus palhaços, ao que parece, está desistindo do SBT como um todo.
O problema é que, se continuar assim, pode ser superado por outra emissora.
Por sorte a Band pretende seguir com os serviços do Pastor, não fosse isso…
do site RD1

Nenhum comentário:

Postar um comentário