sábado, 20 de abril de 2013

Veja qual era o elenco da primeira versão de Dona Xepa


Munir Chatack/Record/ João Miguel Junior e Alex Carvalho/TVGlobo
Dona Xepa , a próxima atração da teledramaturgia da Rede Record, é uma adaptação da peça teatral de Pedro Bloch e uma nova versão da novela exibida em 1977.
Ângela Leal, que viverá a protagonista Dona Xepa nesta nova versão, atuou também na primeira. Além dela, outros grandes nomes como Yara Cortez, Nivea Maria, Ana Lúcia Torre, Cláudio Cavalcanti, entre outros, também fizeram parte do elenco da década de 70.
Reprodução
A atriz Yara Cortes interpretou a primeira Dona Xepa, na versão de 1977. Protagonista da trama, ela viveu a feirante que acorda cedo todos os dias para tentar dar uma vida digna aos filhos Rosália e Edison.
Yara atuou em diversas peças de teatro, mas ganhou fama na televisão, onde interpretou mais de 20 novelas. Sua última aparição foi em História de Amor (1995) da Rede Globo.
Odete Cipriano Cerpa – nome de batismo de Yara Cortes – morreu em 17 de outubro de 2002, aos 81 anos.
Na foto, Yara aparece mais jovem como Dona Xepa (à esq) e em seus últimos momentos na televisão, em História de Amor (1995) e A Viagem (1994).
Reprodução/Munir Chatack/Record
Trinta e seis anos depois de Yara Cortes, Ângela Leal voltará a dar vida à Dona Xepa na nova adaptação de Gustavo Reiz.
Curiosamente, a atriz esteve na primeira versão, mas na pele de outro personagem. Em 1977, Ângela viveu Regina.
Aos 65 anos, ela já participou de grandes sucessos como Selva de PedraEscrava Isaura, O Bem Amado eRoque Santeiro. Na Rede Record, Ângela esteve em Vidas CruzadasAmor e Intrigas, Bela, a Feia, Rei Davi Balacobaco.
Alex Carvalho/TV Globo
Outra grande estrela da TV brasileira que participou da primeira Dona Xepa foi Nivea Maria. Então com 30 anos, ela fez o papel de Rosália, a filha abusada e interesseira de Dona Xepa.
Hoje, aos 66, Nivea interpreta a Isaurinha, de Salve Jorge, e tem dezenas de novelas de sucesso nocurrículo, como Pedra Sobre Pedra, O Clone eTerra Nostra.
Na adaptação da Record de Dona Xepa, o personagem de Nivea Maria será interpretado pela bela Thaís Fersoza.
João Miguel Junior/ Tv Globo
Ana Lúcia Torre é outro rostinho muito conhecido dos brasileiros que participou de Dona Xepa em 1977.
Na trama, ela viveu a socialite falida Glorita Camargo, que tinha como maior hobby atazanar a vida de Dona Xepa.  Este foi o primeiro papel de Ana Lúcia na televisão.
De lá para cá, a veterana atriz participou de quase 30 novelas e diversos filmes e peças teatrais.
Divulgação/SBT
Entre os homens, coube a Cláudio Cavalcanti um dos papeis mais importantes da trama. O ator de 72 anos interpretou Otávio Becker, filho do proprietário de uma importante cadeia de revistas.
Além de ator, Cláudio Cavalcanti obteve destaque em sua carreira como diretor, escritor, radialista, cantor e até político – foi reeleito vereador no Rio de Janeiro (RJ) entre 2000 e 2008.
Entre seus maiores sucessos na TV, destacam-se os papeis em Roque Santeiro (1985), Rainha da Sucata(1990), Mulheres de Areia (1993) e A Viagem (1994)
Na Rede Record, Cavalcanti participou das novelas Marcas da Paixão (2000) e Roda da Vida (2001) e seu último trabalho como ator foi em Amor e Revolução (2011) no SBT.
Divulgação/SBT
Outro ator que obteve muito destaque em Dona Xepa foi Reinaldo Gonzaga, que interpretou Edison, o filho da protagonista.
Seu personagem sonhava em ser escritor, mas sofreu para encontrar espaço no mercado de trabalho. Quando finalmente conseguiu ascender socialmente junto da irmã Rosália, ele passou a rejeitar a mãe Dona Xepa.
Reinaldo tem uma longa carreira como ator de novelas e participou de sucessos como Senhora do Destino(2004) Selva de Pedra (1986). É filho de Castro Gonzaga, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, falecido em 2007.
Munir Chatack/Record
Na nova versão de Dona Xepa, o ex-Rebelde Arthur Aguiar é quem irá viver o personagem Edison, filho de Dona Xepa.
Nesta adaptação da peça original, Edison será um estudante de arquitetura muito dedicado e que frequentemente entra em atritos com sua irmã Rosália (Thaís Fersoza).
João Miguel Junior/ Tv Globo
Outra atriz de renome que esteve no elenco de Dona Xepa foi Ida Gomes. Nascida na Polônia, em 1923, ela passou por França e Inglaterra antes de fugir para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.
Por aqui, construiu uma brilhante carreira como atriz de cinema, televisão e teatro. Na telinha, estreou na TV Tupi, em 1951 e participou da primeira novela em cores no Brasil no histórico papel da vereadora Dorotéia, uma das três irmãs Cajazeira, em O Bem-amado (1973).
No mesmo ano em que viveu Isabel Becker em Dona Xepa, Ida Gomes protagonizou Tia Magda, em O Astro(1977), em outra atuação marcante.
Ida Gomes morreu em 2009, aos 85 anos, de pneumonia.
Munir Chatack/Record
O ator Edwin Luisi, que recentemente viveu os irmãos gêmeos Genaro e Oswaldo Zanetti em Rebelde (Record) também esteve em Dona Xepa.
Muito jovem, Luisi emplacou uma ótima sequência em sua carreira com suas atuações em Escrava Isaura,Dona Xepa e O Astro entre 1976 e 1977 e foi considerado um dos grandes galãs daquela década.
Em Dona Xepa, o ator paulistano viveu Daniel, um personagem que lutou pelo amor de Rosália (Nivea Maria), que, por sua vez, sempre o rejeitou.
Divulgação/TV Globo
Outra atriz muito conhecida dos brasileiros que participou, ainda jovem, de Dona Xepa foi Neuza Borges. Na trama, ela protagonizou Rosemary.
No ar como a divertida dona de bar Divinéia, em Salve Jorge, Neuza tem em seu currículo participações marcantes em O Clone (2001), América (2005) e Caminho da Índias (2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário