domingo, 24 de fevereiro de 2013

Especial: Saiba Todos Os Detalhes E Curiosidades De “O Profeta”, Que Volta No “Vale A Pena Ver De Novo”


OPROFETA
Estreia na segunda-feira (25), a próxima novela a ser reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo”. Depois de três re-reprises seguidas, a faixa transmitirá agora “O Profeta”, remake adaptada por Thelma Guedes e Duca Rachid e supervisionado por Walcyr Carrasco baseado na trama de Ivani Ribeiro. Um grande sucesso exibido originalmente no horário da seis. A trama foi ao ar de outubro de 2006 até maio de 2007, totalizando 178 capítulos.

Qual é a história

Paolla Oliveira e Thiago Fragoso, os protagonistas,
Paolla Oliveira e Thiago Fragoso, os protagonistas,
A história se passa em São Paulo na década de 1950 e gira em torno de Marcos (Thiago Fragosso), um rapaz bonito e carismático que descobre possuir poderes paranormais. Ainda pequeno, ele prevê a morte do irmão Lucas (Henrique Ramiro) e não consegue impedi-lá. Atormentado pela culpa, Marcos é aconselhado pelos pais para ir pra São Paulo morar com a irmã Ester (Vera Zimmermann). Assim que chega na cidade, ele cruza com Sônia (Paola Oliveira) o que transforma sua vida. Através de seus poderes, ele sente que aquela é a mulher da sua vida e que ela o fará feliz novamente. Sônia também é impactada com o encontro, porém ela estar noiva de Camilo (Malvino Salvador), primo de Marcos. Sônia trabalha na fábrica de cristais Áurea, de propriedade do milionário Clóvis Moura (Dalton Vigh), que possuí um romance secreto com Ruth (Carol Castro), irmã mais velha da professora Carola (Fernanda Souza), uma moça gordinha e desengonçada.
Durante sua trajetória, Marcos tem seu dom explorado por pessoas ambiciosas, que vislumbram nele uma oportunidade de ganhar dinheiro. No entanto, caberá a ele decidir se este é o caminho que pretende seguir ou se vale a pena descobrir qual é a sua verdadeira missão. Marcos se envolve com três mulheres: Ruth, bela e fútil, Carola, inteligente, mas problemática, e Sônia seu verdadeiro amor, disputando-a com o vilão Clóvis.

Outras tramas

Um casal que rendeu foi o formado por Baby (Juliana Didone) e Tony (Daniel Ávila) dois adolescentes que vivem um amor que contraria as famílias do casal.
A novela tinha divertidos núcleos cômicos como o de Rosi Campos. Outro personagem especial foi Piragibe (Luis Gustavo), pai de Sônia (Paola Oliveira), um velho fofoqueiro que se intrometia na vida de todos. Havia também Alceu (Nuno Leal Maia), dono da famosa lanchonete local, casado com Miriam (Juliana Baroni), uma mulher bonita e atraente, que traía o marido com todos os homens do bairro.
Uma trama paralela que fez muito sucesso foi a do feirante Tainha, vivido por Rodrigo Faro, um simples vendedor de peixe apaixonado pela ambiciosa Gisele (Fernanda Rodrigues), que o desprezava e só passa a corresponder quando ele enriquece. Enredo inspirado na trama central da novela “Os Apóstolos de Judas”, de Geraldo Vietri e exibida na Tupi em 1976. Na época, o jeito como o personagem falava o nome de Gisele virou um bordão e caiu na boca do povo.

O casal Tainha e Gisele.

Da primeira versão para segunda, dois sucessos

A novela não foi exatamente um remake do sucesso da Tupi dos anos 70, a trama escrita por Ivani Ribeiro serviu apenas de ponto de partida. A primeira mudança foi a época, a primeira versão era contemporânea e a segunda teve a década de 50 como cenário. Algumas tramas originais foram  suprimidas e outras adicionadas. Uma grande modificação foi o nome do protagonista, Daniel interpretado em 1977 por Carlos Augusto Strazzer se passou a se chamar Marcos, fato que aconteceu devido a novela das sete em exibição, “Cobras e Lagartos”, que já era protagonizada por um Daniel.

Atores da primeira versão.
Esta não foi a primeira tentativa de regravar “O Profeta”, vários autores foram convocados para assinar a produção, como Wather Negrão, que iria supervisionar o texto de Ângela Carneiro e Elizabeth Jhin, e Carlos Lombardi.

A preciosa supervisão

Walcyr Carrasco, responsável por diversos sucesso na seis, foi o supervisor de texto da novela. Ele trabalhou com Duca Rachid e Thelma Guedes, que já haviam colaborado em novelas do autor, e ajudou na adaptação da história, definição da trama e na criação de alguns personagens.
Walcyr prestou ainda uma homenagem a Ivani Ribeiro ao batizar de Cleide (o nome verdadeiro de Ivani) a personagem de Nicette Bruno, que, numa participação no primeiro capítulo, viveu uma mulher misteriosa que enxerga os poderes do protagonista Marcos.
Thelma Guedes, Duca Racid e Walcyr Carrasco.
Thelma Guedes, Duca Racid e Walcyr Carrasco.

Produção e preparação

Para fazer uma trama se passada na década de 50,  Globo caprichou na produção.  Para montar o visual dos personagens, a equipe de caracterização se inspirou nas estrelas e nos filmes de Hollywood da década de 1950, cada personagem tinha uma atriz como referência.  Para os cenários, o bairro paulistano da Barra Funda (Zona Oeste) foi reproduzido na cidade cenográfica do Projac especialmente para a gravação da novela com base em fotos históricas.
O ator Thiago Fragoso visitou centros espíritas e leu livros sobre o assunto para entender melhor o universo do seu personagem, Marcos. Já a atriz Fernanda Souza precisou engordar oito quilos para interpretar a desajeitada e gordinha Carola, mesmo assim ainda teve que usar enchimentos em cena.

Fernanda Souza como Carola.

Audiência e Repercussão

“O Profeta” teve uma média-geral de 33 pontos, considerado excelente para o horário, que tem uma meta de 25 pontos. O primeiro capítulo marcou uma média de 36 pontos, com 55% de participação e o último alcançou incríveis 40 pontos, com picos de 43.
O casal protagonista da novela, Marcos e Sônia, ganhou o Prêmio Contigo! de melhor par romântico de 2007.
“O Profeta” é um novelão clássico e chega com a missão de levantar a audiência da faixa de reprises. Estreia nessa segunda (25) logo após o “Vídeo Show”, não perca!
As informações foram retiradas dos site “Memória Globo”, “Wikipédia” e “Teledramaturgia”
segundo o site http://almanaquedatv.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário